Histórico

Criado em 1994, o Laboratório de Geodinâmica Superficial tem como finalidade promover e divulgar estudos voltados para o conhecimento da dinâmica dos processos modeladores do relevo.

O laboratório atende alunos e professores do Departamento de Geociências; de outros departamentos da UFSC e profissionais externos à UFSC que necessitem de bibliografia, equipamentos e orientação referente à dinâmica destes processos.

O Laboratório desenvolveu até o ano de 2007 atividades experimentais de monitoramento em campo de processos de erosão e sedimentação. Essas atividades são hoje apenas residuais e se limitam ao monitoramento hidrológico de turfeira no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Desde 1998 os principais projetos de pesquisa desenvolvidos se concentram na área de geomorfologia e estratigrafia do Quaternário, de caráter paleoambiental.
Desde 2003, colaborações foram estabelecidas com profissionais de outras universidades (USP, ULBRA, Universidade de Göttingen), sobretudo nas áreas de palinologia, paleobotânica e geofísica rasa, aplicadas à estratigrafia do Quaternário.